Instituto Pensar - Microsoft reduz jornada de trabalho para 4 dias no Japão

Microsoft reduz jornada de trabalho para 4 dias no Japão

Reprodução internet

Ao longo do mês de agosto deste ano, a Microsoft, uma das maiores empresa de tecnologia do mundo, reduziu a jornada de trabalho da unidade japonesa e concedeu folga remunerada para os funcionários durante todas as sextas-feiras. A campanha foi chamada de "Desafio de Escolha Vida-Trabalho do Verão de 2019”. A ação fez com que a companhia crescesse seu faturamento em 40% em comparação ao mesmo período de 2018.

A Microsoft emprega hoje cerca de 2,3 mil pessoas no Japão, país conhecido por suas longas jornadas de trabalho. A nova estratégia reduziu os custos da empresa, mesmo sem alterar os salários dos funcionários. As reuniões foram encurtadas para que durassem, no máximo, 30 minutos, e os funcionários foram incentivados a fazer mais comunicações online e menos presencialmente. 

A gigante da tecnologia informou que neste período de experiência reduziu 23% o consumo de energia elétrica e 59% de páginas de papel impressas. Segundo a companhia, 92% dos trabalhadores ficaram satisfeitos com a medida. A empresa pretende repetir o teste na unidade nipônica no próximo semestre com folgas não remuneradas, mas que podem ser escolhidas livremente pelos funcionários.

De acordo com o jornal The Guardian, ainda não é certeza de que a divisão da Microsoft do Japão implementará essa iniciativa a longo prazo. A Bloomberg afirma que a empresa conduzirá outras mudanças de jornada de trabalho para que os funcionários tirem folgas de forma "mais flexível e inteligente”. 

Outras companhias ao redor do mundo já testaram esse modelo. Na Nova Zelândia, uma empresa adotou a semana de trabalho de quatro dias durante dois meses no ano passado e percebeu uma melhora no rendimento dos funcionários, além de diminuição de estresse. 




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: